fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Aeroporto de Salvador Instala Usina Solar

Aeroporto de Salvador Instala Usina Solar

Em iniciativa inovadora no país, o Salvador Bahia Airport instala usina solar

O Brasil tem investido cada vez mais em formas energéticas com menos impacto ambiental. À frente dessa mudança que impulsiona o país para o futuro, está a energia solar. Mais um empreendimento aposta na fotovoltaica para suprir demanda energética. Inovando em solo brasileiro, o Salvador Bahia Airport, na capital baiana, terá usina solar capaz de atender 30% do consumo energético do aeroporto. Com previsão de inauguração em fevereiro, o total produzido pela usina seria suficiente para abastecer 3.800 casas populares.

Iniciativa pioneira que conta com usina localizada em uma área de 30 mil m² tem previsão de R$16 milhões em investimentos. Com 4.214 kWp de potência instalada, deve ter uma produção mensal energética de 550.000 Kwh. Por ano, é estimado que 6.300.000 KWh sejam produzidos na usina.

 

Energia solar é alternativa viável para grandes empresas

 

A busca pela energia solar como solução energética engloba desde as casas e condomínios a lojas e grandes empresas. Projetos de grande porte como aeroportos se beneficiam imensamente da fotovoltaica. Algumas das vantagens envolvem os pilares de economia e sustentabilidade. Com a constante diminuição do valor inicial para instalação de um Sistema Solar Fotovoltaico, o investimento necessário para aderir acaba sendo pago em pouco tempo.

Com o sistema fotovoltaico, os empresários conseguem suprir em parte ou até por completo sua demanda energética sem a preocupação com o aumento das tradicionais contas de luz. No Brasil, as usinas hidrelétricas são as maiores geradores de energia. Com o aumento da procura, o preço sobe e a energia fica mais cara.

 

Preocupação com o meio ambiente é fator de decisão

 

Além dos fatores financeiros, apostar em energia solar é contribuir com o futuro do meio ambiente e manutenção de ecossistemas ao redor do mundo. De acordo com o projeto do aeroporto de Salvador, é prevista uma diminuição de até 30% na pegada de carbono. Esse montante é equivalente a 690 toneladas ao ano.

 

Energia solar é tendência mundial

 

A proximidade entre aeroportos e energia solar têm se dado em escala mundial. A tendência de captar energia solar para usar nas operações cotidianas já está presente na capital chilena, no Nuevo Pudahuel. A instalação dos painéis fotovoltaicos em aeroportos é possível graças a uma tecnologia já implantada que reduz a reduz o reflexo produzido. Dessa forma, não há interferência com o funcionamento das aeronaves nas imediações.

A energia solar tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Estimativas da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) apontam que 40% da demanda energética mundial deve ser suprida através de fonte solar até 2050. Em constante expansão, o mercado de energia solar presenciou um enorme salto nas instalações dentro do Brasil. Na América Latina e Caribe, o cenário não é diferente. Estudos demonstram que, com os investimentos adequados sendo aplicados na região, a capacidade solar pode ser multiplicada em até 40 vezes nos próximos 30 anos.


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *