fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Brasil atinge marca histórica de Energia Solar

Brasil atinge marca histórica de Energia Solar

No dia 16/05, a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) publicou que, com um aumento de 36,6% em relação ao ano passado e um total de 27,8 mil sistemas instalados, a micro e minigeração de energia solar fotovoltaica no Brasil atingiu a marca de 250 MW (megawatts), um novo recorde para o país.

As micro e minigerações são aquelas que tem centrais geradoras que possuem até 75 kW (kilowatts) e 5 MW (megawatts) de potência instaladas, respectivamente.

A instalação de sistema solar fotovoltaico é liderada por consumidores residenciais, que representam 77% do total, sendo seguido pelo comércio e serviços, com 16%, rurais 3,2%, industriais 2,4%, prédios públicos 0,4% e serviços públicos 0,4%. Porém, em relação a potência instalada, quem lidera são os comércios e serviços, com 42,8%, seguido pelas residências, com 39%.

“Celebramos com otimismo este passo histórico para a fonte solar fotovoltaica no Brasil, com a certeza de que teremos um forte crescimento do setor nos próximos anos e décadas. O Brasil possui mais de 82 milhões de unidades consumidoras e um interesse crescente da população, das empresas e também dos gestores públicos em aproveitar seus telhados, fachadas e estacionamentos para gerar energia renovável localmente, economizando dinheiro e contribuindo na prática para a construção de um país mais sustentável e com mais empregos renováveis locais e qualificados”, disse Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar.

Os três principais fatores que possibilitaram essa expansão foram:

  1. A redução no preço para obtenção de energia solar fotovoltaica, que caiu mais de 75% nos últimos anos
  2. O constante aumento das tarifas energéticas das contas de luz dos brasileiros, que foi cerca de 499% desde 2012
  3. A crescente preocupação com a sustentabilidade, aumentando, assim, a responsabilidade socioambiental dos consumidores

De acordo com o ranking nacional desenvolvido pela Absolar, Minas Gerais é o Estado com mais potência instalada (22,9%), seguido do Rio Grande do Sul (13,9%) e São Paulo (13,5%).

No início desse ano o Brasil também ultrapassou a marca de 1GW de potência instalada, contando com pequenas e grandes unidades, se tornando, assim um dos 30 principais países que fazem da energia solar fotovoltaica uma matriz energética.

Fonte: Época Negócios e Jornal Correio

Elaboração: Julia Meliga Pimentel, Marketing, Gene Sustentável


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *