fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Brasil está entre grandes produtores de Energia Solar

Brasil está entre grandes produtores de Energia Solar

Com o constante aumento de instalações fotovoltaicas, o Brasil está entre os 30 maiores produtores de energia solar.

A classificação foi garantida com a realização do projeto do CADEG (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara), no Rio de Janeiro, com um sistema que utilizará 5.124 placas solares, cobrindo cerca de 10 mil m2. A previsão para começar a gerar energia é em 2019, levando a uma economia de 39%, equivalente a R$ 140 mil por mês. A sua capacidade, que pode chegar a 1,8 MW, produz energia suficiente para suprir, aproximadamente, 1.000 residências com consumo até 200kWh/mês.

A aquisição de um sistema solar fotovoltaico apresenta diversas vantagens, principalmente em um cenário no qual vemos frequentes aumentos nas tarifas energéticas. Além disso, a queda nos preços de equipamentos e a divulgação da Aneel, sobre a utilização de créditos excedentes dessa geração distribuída, tornou esse tipo de produção de energia ainda mais atrativo, especialmente para empresas de grande porte.

Em um estudo da Bloomberg New Energy Finance, ficou evidente que o uso dessa fonte renovável está sendo uma das mais escolhidas entres os países desenvolvidos, a China, por exemplo, já possui 131 GW de capacidade instalada e os Estados Unidos 51 GW.  O Brasil, que, atualmente, possui 1,1 GW, correspondente a 0,8% de nossa matriz elétrica, tem uma perspectiva de aumentar para 32% até 2040.

Hoje em dia, o preço para ter um sistema reduziu quase 20% desde a sua regulamentação, assim é possível adquirir um por R$ 20 mil, dependendo da sua demanda. Ademais, há várias linhas de financiamento que ajudam o consumidor a igualar as suas parcelas a sua economia, fazendo com o que o investimento não pese no bolso até que se pague completamente, o que pode variar de 3 a 9 anos. Após isso, a pessoa ficará economizando por mais 15 a 22 anos (vida útil das placas), sem precisar pagar mais pela energia.

Fonte: Portal Energia

Elaboração: Julia Meliga Pimentel, Marketing, Gene Sustentável

Brasil está entre grandes produtores de Energia Solar
5 (100%) 1 vote

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Copied!