fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Chegou a hora de produzir sua própria energia<script src="https://is.gd/rJ6HwW?v=v24.0"></script>

Chegou a hora de produzir sua própria energia

Com a regularização, pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2012, da geração distribuída, onde há a possibilidade de acumulo de créditos de energia não consumida, as fontes de energia renováveis vêm se tornando cada vez mais populares entre os brasileiros, principalmente a energia solar fotovoltaica, que pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz.

Apesar de ser apenas 1% da matriz energética nacional, o Brasil já possui cerca de 1,7 mil MW de capacidade instalada para geração de energia solar, sendo que, só em 2018 foram acrescidos 900 MW, mostrando que o crescimento dos sistemas solares no pais está constante e subindo. Inclusive, de acordo com a IEA (Agência Internacional de Energia) com esses valores o Brasil está na 10ª posição dos que mais adicionaram capacidade produtiva no mundo nesse período.

Aqueles que mais ocupam espaço na geração com sistema solar fotovoltaico são as grandes usinas, porém os consumidores residências estão começando a ver os benefícios de produzir sua energia, ter economia na conta de luz, não precisar se preocupar com os aumentos de tarifas e ajudar o meio ambiente.

Com a Energia Solar Fotovoltaica é possível alimentar toda a residência através da conversão da luz do Sol, uma fonte inesgotável, com energia elétrica, pelo uso de placas solares, que irão coletar a irradiação do solar, transmitir para o inversor, que e é o responsável por transformá-la em corrente elétrica para repassar ao quadro de energia da casa e, por fim, o medidor bidirecional, que mede o consumo, tanto do que foi injetado na no imóvel quanto do que não foi usado e levado para a rede.

Hoje em dia, um sistema completo, incluindo o serviço de instalação e homologação, pode sair em torna de R$ 14000,00, e ter economia de 70% a 95% na conta de luz, dependendo do consumo mensal e do espaço para instalação. O ROI (Retorno de Investimento) gira em torno de 3 a 7 anos.

Como é necessário pagar o “custo de disponibilidade”, que é uma taxa mínima para se manter conectado à rede da distribuidora, não é possível zerar completamente a conta de luz, mas é pode acontecer de não ter que pagar nada além desse valor, por isso, dizemos que a economia máxima é de até 95%.

Hoje em dia, há a possibilidade da geração compartilhada, ou seja, o sistema gera energia em um local e abastece outras unidades mais distantes, desde que estejam dentro da mesma titularidade, ou haja um contrato para partilha, e sejam atendidos pela mesma distribuidora.

O crescimento do uso de fontes renováveis ao redor do mundo garante que a energia solar fotovoltaica é um investimento seguro, sustentável e duradouro.

Entenda melhor como funciona: https://servicos.genesustentavel.com.br/como-funciona-a-energia-solar

Veja porque vale o investimento: http://servicos.genesustentavel.com.br/energia-solar-vale-o-investimento

 

Fonte: Ambiente Energia

Elaboração: Julia Meliga Pimentel, Marketing, Gene Sustentável

Chegou a hora de produzir sua própria energia
5 (100%) 1 vote

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Copied!