fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Energia Solar: Saiba Os Benefícios Para O Meio Ambiente

Energia Solar: Saiba Os Benefícios Para O Meio Ambiente

Em constante crescimento, a energia solar é uma alternativa energética sustentável e traz vários benefícios para o meio ambiente

Em um cenário mundial de mudanças no setor energético e preocupação com o meio ambiente, a energia solar tem despontado como uma alternativa sustentável e eficiente. Ao longo dos anos, houve um crescimento exponencial de operações com energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo. Segundo projeções, em 2050, a energia solar deve suprir 38% da necessidade energética no Brasil. Enquanto espera-se que a energia fotovoltaica componha 40% da matriz elétrica mundial.

Na América Latina e Caribe, é estimado um aumento de 40 vezes em sua capacidade energética solar até 2050. Com os investimentos adequados, a capacidade da região poderia saltar dos atuais 7 gigawatts (GW) para mais de 280 GW na metade do século.

O mercado da energia solar está em constante expansão. Apenas nos últimos sete anos, houve um salto de sete para 77.420 sistemas de geração distribuída no país. A popularização da modalidade energética pode ser explicada pela praticidade, custo, retorno do investimento e preocupação com o meio ambiente.

Energia Solar e Meio Ambiente

A energia solar é uma das várias fontes de energia consideradas sustentáveis. Dentre elas, se destaca pelas grandes vantagens para o meio ambiente com os menores impactos nos humanos e ecossistema.

Uma das grandes vantagens da utilização dessa matriz energética é o fato de ser inesgotável. A energia solar irradiada é uma fonte limpa e renovável, além de não prejudicar o meio ambiente.

Confira abaixo mais algumas vantagens que a expansão da energia solar fotovoltaica traz para o meio ambiente.

Redução de gases do efeito estufa

Depois de várias décadas com produção industrial intensa em nome do progresso a qualquer custo, o planeta tem sentido os efeitos dos anos de danos. Agora, em nova fase, os países têm se comprometido a diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa e a energia solar tem um grande papel a cumprir.

A energia fotovoltaica não lança dióxido de carbono, óxido de nitrogênio ou mercúrio na atmosfera. Dessa forma, não contribuem com o aumento do aquecimento global, chuva ácida ou mistura de neblina e fumaça.

 Baixo impacto ambiental

Diferentemente de outras modalidades de energia sustentável, a energia solar tem um baixo impacto ambiental. Sua produção não libera gases, não produz ruído e não polui a água, ar ou terra.

Utilização em áreas remotas

A energia solar pode ser uma solução para suprir a demanda energética em áreas remotas e rurais. Em locais difíceis para a manutenção da rede elétrica convencional, a energia fotovoltaica também surge como uma solução para manter o funcionamento de redes sem fio, antenas parabólicas, estações de radiocomunicação, rede de telefonia móvel, WLAN, PLCs e câmeras de vídeo.

Manutenção mínima

Os sistemas de aquecimento solar necessitam de pouca manutenção e tem uma expectativa longa de vida útil, podendo durar décadas. É recomendado que a limpeza dos painéis solares seja feita anualmente, dependendo das condições de chuva e poeira do local, deve ser feita de seis em seis meses.


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *