fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Energia Limpa em Grandes Estádios

Energia Limpa em Grandes Estádios

Tendo se tornando pontos turísticos e referências mundiais, os grandes estádios se destacam cada vez mais pela sua grandiosidade. Porém, por muitas vezes serem construídos para eventos específicos,  acabam se tornando subutilizados depois de sua inauguração.

Por isso, um grupo de arquitetos está em busca de maneiras de torná-los uteis no dia a dia. Uma das propostas é o uso de energias limpas, que transformaria essas construções em fontes de eletricidade para eles próprios e, possivelmente, regiões a sua volta.

Com suas coberturas geralmente extensas, para proteger o público do Sol ou de chuva, e sua altura, os estádios possuem espaço suficiente para instalarem painéis fotovoltaicos para captar energia solar, juntamente com algumas micro turbinas eólicas. Além da energia ser utilizada no local, também poderia ser distribuída para prédios próximos com o uso do smart grids, “redes inteligentes de gestão de energia que utilizam tecnologia da informação para evitar desperdícios. ”

Atualmente já existem sistemas semelhantes sendo usados, por exemplo, no estádio do SC Freiburg, na Alemanha, que possui capacidade de gerar 250 mil kWh/ano e atende a grande parte de suas instalações. E o Estádio Nacional Kahsiung, em Taiwan, com 8 mil placas solares e capacidade de 1,14 GWh/ano. Quando não está sendo usado, o estádio alimenta 80% da região em seu entorno, causando uma redução de, aproximadamente, 660 toneladas de emissão de dióxido de carbono por ano.

Fonte: Época Negócios

Elaboração: Julia Meliga Pimentel, Marketing, Gene Sustentável

Energia Limpa em Grandes Estádios
5 (100%) 1 vote

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Copied!