fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Energia Solar: 3 Vantagens da Instalação em Condomínios

Energia Solar: 3 Vantagens da Instalação em Condomínios

Confira os principais benefícios para os moradores ao instalar energia solar no condomínio

A energia fotovoltaica, popularmente conhecida como energia solar, tem se difundido cada vez mais no Brasil. Nos últimos seis anos, houve um aumento de 8,7 mil para 111 mil sistemas solares em funcionamento no país. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a maioria desses projetos, totalizando 75%, são desenvolvidos para áreas residenciais como condomínios, prédios, casas e apartamentos. Além da grande economia de energia, o curto tempo de retorno do investimento e surgimento de novas tecnologias colaboram para a popularização da modalidade. Confira as principais vantagens de aderir à energia solar em condomínios:

 

Praticidade

Tem ficado cada vez mais fácil fazer parte do número crescente de projetos com energia fotovoltaica. Os condomínios podem se juntar à iniciativa através de decisão tomada pelos moradores em assembleia. Uma maioria simples já consegue aprovar a mudança por não precisar de um quórum mais rígido como determina o artigo 1.341 do Código Civil Brasileiro.

Além da praticidade em eleger a mudança, a instalação do projeto não precisa de muitos meses de obra extensiva que acaba sendo um transtorno para os moradores. Dependendo do tamanho da área a ser suprida no projeto, a instalação média fica em torno de apenas alguns dias de obra. São poucos dias de instalação e a estimativa de duração do sistema energético é de no mínimo 25 anos. São mais de duas décadas livres de preocupações com o fornecimento de energia e muita economia nas contas de luz em casa.

 

Custo e retorno

 Com novos estudos na área e o desenvolvimento de novas tecnologias no setor energético fotovoltaico, os custos de instalação e manutenção dos projetos tem diminuído consideravelmente ao longo do tempo. Além da diminuição dos gastos iniciais, a rapidez no retorno do investimento é uma das maiores vantagens a serem consideradas. É estimado que o payback é realizado após quatro anos de consumo energético e, depois de instalados, os sistemas não precisam de manutenção constante.

Em condomínios, o sistema para geração de energia pode ser utilizado para suprir a demanda da área comum e também dos apartamentos ou casas. O custo da conta de energia pode ser diminuído consideravelmente. Os projetos de sistemas fotovoltaicos economizar até 90% em energia. Além dos consumidores conseguirem suprir total ou parcialmente a demanda energética dos seus imóveis, a energia que for produzida de forma excedente é revertida em créditos que poderão ser compensados em até 60 meses. Com esses créditos, você pode utilizar a energia solar mesmo durante à noite ou em dias nublados, sem muito sol.

Meio ambiente

Além da importância do viabilidade econômica, praticidade e retorno do investimento, o meio ambiente é favorecido por energias mais sustentáveis. Ao optar pela energia solar como fonte energética, combate-se a emissão de gases do efeito estufa e diminui-se o consumo de combustíveis fósseis, tão danosos ao meio ambiente.


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *