fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Energia Solar chega a 500 MW<script src="https://is.gd/B7n1xY?v=v21.0"></script>

Energia Solar chega a 500 MW

Juntando todas as instalações de micro e minigeração fotovoltaico de residências, comércios, industrias, produtores rurais e prédios públicos, o Brasil alcançou a marca de 500 MW de potência, o que equivale, aproximadamente, a 49 mil sistemas solares e mais de R$ 2,6 bilhões em investimentos acumulados desde 2012.

A Energia Solar Fotovoltaica vem apresentado cada vez mais vantagens para os brasileiros, principalmente devido aos constantes aumentos nas tarifas energéticas, porém, além dos benefícios individuais, esses sistemas melhoram a qualidade do pais como um todo, tendo em vista que gera empregas locais, reduz perdas elétricas na rede nacional reduz impactos ambientais e alivia o sistema elétrico em horários de alta demanda, especialmente na época do verão.

De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) se considerarmos o número de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão em primeiro, com 75,5% do mercado, seguidos por empresas do comércio e serviços com 16,8%. Mas, se pensarmos pelo lado da potência, o comércio e serviço lideram o uso com 43,2% e os residenciais ficam em segundo com 35,7%. Isso porque, geralmente, as residências demandam sistemas menores que os negócios, por isso a sua potência tende a ser menor, e o valor de investimento também.

O presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, comemorou o acontecimento: Celebramos com otimismo este avanço para a fonte solar fotovoltaica no Brasil, com a certeza de que teremos um forte crescimento do setor nos próximos anos e décadas. O Brasil possui mais de 83 milhões de unidades consumidoras e um interesse crescente da população, das empresas e também dos gestores públicos em aproveitar seus telhados, fachadas e coberturas para gerar energia renovável localmente a partir do sol, economizando dinheiro e contribuindo na prática para a construção de um país mais sustentável e com mais empregos locais e qualificados”

Para ele, três fatores foram os que mais influenciaram esse crescimento do setor fotovoltaico:

  1. Queda de mais de 83% no preço para aquisição de um sistema desde 2013;
  2. Aumento constante das tarifas da conta de luz (como já mencionado) que prejudicou os gastos de famílias e empresas;
  3. A maior conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente, criando uma responsabilidade socioambiental na população.

Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR, destaca que o Brasil ainda tem muito potencial para se expandir nesse mercado, tendo condições excelentes e o apoio da população, apontando que 9 a cada 10 brasileiros tem interesse em ter seu sistema solar. “Além disso, pesquisas realizadas pelo Ibope Inteligência em 2018 e 2017, pelo Datafolha em 2016 e pelo DataSenado em 2015 comprovaram que a fonte solar fotovoltaica conta com amplo apoio de mais de 85% da população brasileira” complementou.

Fonte: SEGS

Elaboração: Julia Meliga Pimentel, Marketing, Gene Sustentável

Energia Solar chega a 500 MW
5 (100%) 1 vote

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Copied!