fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Energia Solar Como Funciona? Entenda de Forma Simples e Direta

Energia Solar Como Funciona? Entenda de Forma Simples e Direta

Como Funciona a Energia Solar?

Durante o dia os os painéis solares (chamados de módulos fotovoltaicos) captam a luz do sol e geram energia. Essa energia passa por um aparelho chamado inversor solar e é convertida para as características da rede elétrica.

Depois de passar pelo inversor, a energia solar pode ser usada para alimentar qualquer aparelho da casa, como geladeiras, lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, por exemplo, gerando economia na conta de luz. Se nem toda energia for consumida, o excedente é lançado na rede elétrica, fazendo com que você ganhe créditos energéticos.

O Inversor Solar

sistema-fotovoltaico-7
Como é produzida e Energia Solar?: técnico configurando o Inversor Solar

Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica durante os períodos do dia

Ao amanhecer, a geração de energia solar se inicia. Nesse período há menos luz do sol, ou seja, seu consumo elétrico de energia vem (na maior parte) da energia proveniente da rede elétrica.

Por volta do meio dia, quando o sol está extremamente forte no céu, o sistema solar fotovoltaico produz muita energia. Essa energia, em muitos casos, é suficiente para abastecer toda a casa e ainda sobra.

Sendo assim, o excedente de energia solar é lançado na rede elétrica e é guardado como créditos energéticos (que podem ser utilizados em até 5 anos).

Como é produzida a Energia Solar em dias de chuva ou nublados? Existe produção de Energia Solar durante à noite?

O sistema solar fotovoltaico não precisa de um dia de céu limpo e com muito sol para operar e gerar energia solar. Em dias nublados as placas solares (módulos fotovoltaicos) também produzem energia, porém em uma intensidade menor.

Energia Solar Como Funciona à Noite
Como é produzida a energia solar? Durante à noite, não há produção de energia

Durante o período noturno não há geração de energia fotovoltaica. Entretanto, utilizando um sistema solar fotovoltaico conectado à rede de energia elétrica (também chamado de On-Grid), além de não precisar fazer um investimento altíssimo na compra de baterias que armazenam essa energia, você consegue consumir energia da rede elétrica de maneira normal durante o período noturno.

Chegamos ao final do artigo. Agora você já é capaz de responder a clássica pergunta: Energia solar como funciona? Se tiver alguma dúvida envie um comentário. Iremos nos esforçar ao máximo para ajudá-lo.

Fonte: BlueSol


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *