fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Energia Solar: O Futuro Ainda Inexplorado

Energia Solar: O Futuro Ainda Inexplorado

O Brasil possui capacidade de produzir 28 mil gigawatts (GW) de energia solar, que é 163x maior que o potencial das hidroelétricas (172 GW) e 64x o da energia eólica (440,5 GW). Porém, mesmo com os incentivos de financiamento que estão surgindo, o país evolui de forma lenta nessa direção.

Há diversas vantagens econômicas, sociais e ambientais com o desenvolvimento dessa prática, incluindo as muitas áreas abertas e inutilizadas onde poderiam ser instalados geradores solares fotovoltaicos de solo.

É claro que já é possível identificar um aumento no interesse em explorar a luz solar como fonte de energia. No ano passado, por exemplo, foram registrados 434 mil quilowatts (kW) em potência instalada, são mais de 434 mil quilowatts (kW), o que seria cerca de 51 mil consumidores. A previsão é de que, em 2026, já tenhamos 886 mil consumidores, com 3.200 megawatts (MW) de potência instalada.

Já em 2017, em junho, tivemos a inauguração do maior parque solar do país, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. A capacidade de geração do local seria suficiente para abastecer todas as residências da cidade e ainda sobraria energia para fornecer eletricidade para mais 150 mil moradias.

O vice presidente da Absolar (associação Brasileira de Energia Solar) afirmou que os brasileiros ainda vêem a energia solar como uma energia cara, sendo que, atualmente, ela já se tornou extremamente competitiva.

No ponto de vista global, a China está apostando forte em energias renováveis e foi registrado um aumento total de 70 GW em um ano.

 

logo


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *