fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Entenda mais sobre a Energia Solar

Entenda mais sobre a Energia Solar

Respondemos as principais dúvidas sobre a geração de energia solar fotovoltaica. Entenda mais sobre o tema.

 Tendência mundial, a energia solar vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. O sistema fotovoltaico já se mostrou sustentável e econômico, despontando como uma das melhores opções em tempos de debates acerca de questões ambientais e de aumento nos valores pagos pelos consumidores nas contas de energia elétrica.

De acordo com um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em dois anos houve o aumento de 560% nas instalações de painéis solares em todo o território brasileiro. O número inicial era de um pouco mais de sete mil unidades, sendo ampliado posteriormente para 49 mil.

Amplamente utilizada em residências, indústrias, estabelecimentos comerciais, no agronegócio, entre outros, a energia solar ainda gera bastante especulações e dúvidas sobre os seus benefícios e funcionamento. Por isso, respondemos alguns dos principais questionamentos sobre o sistema de geração solar fotovoltaica. Confira abaixo alguns mitos e verdades:

É caro ter energia solar?

 Mito! No começo dessa tecnologia, as placas solares tinham valores elevados. No entanto, com o aumento da procura da mesma, o preço foi caindo de maneira bastante significativa. Além disso, a economia proporcionada pela energia solar faz com que o retorno financeiro seja mais rápido, tornando-se assim um excelente custo benefício.

 

Nos dias de inverno os painéis não produzem muita energia?

 

Mito! A produção de energia dos painéis acontece através da irradiação da luz do sol, não por meio do calor. De fato durante o inverno a produção diminui, por causa dos dias nublados e não pelo frio. O que acontece é que as nuvens bloqueiam o sol, causando assim uma radiação difusa. No entanto, as placas continuam a manter uma produtividade significativa.

 

As placas solares são frágeis e quebram facilmente?

 

Mito! Os painéis foram criados para serem instalados nas áreas externas das construções, ou seja, foram projetados para estarem prevenidos de impactos e variações climáticas como a chuva de granizo.

 

A média de vida útil dos painéis fotovoltaicos pode ultrapassar 25 anos?

 

Verdade! A garantia de uma placa é de cerca de 25 anos, entretanto com base nos primeiros sistemas existentes percebe-se a vida útil deles pode ser bem maior. Estudos sobre os painéis afirmam que, no primeiro ano de funcionamento, ele pode perder por volta de 3% da sua eficácia e esse número diminui para 0,5% nos anos seguintes. Então, após 25 anos de uso a placa perderá somente 15% da sua força chegando tranquilamente aos 40 anos com 80% da sua força.

 

Os painéis deixam o telhado mais fresco?

 

Verdade. As placas fotovoltaicas recebem o calor, que antes iria diretamente para o telhado. Além disso, o vento que passa entre as telhas e os painéis contribui para o resfriamento.

 

As placas fotovoltaicas não geram energia à noite?

 

Verdade. Por causa da ausência da luz do sol, os painéis não conseguem produzir à noite. É recomendável que se tenha um banco de baterias conectado ao sistema, permitindo assim que o armazenamento da energia possa ser utilizado no período noturno


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *