fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Está preparado para o próximo aumento?

Está preparado para o próximo aumento?

Não um, mas dois aumentos estão previstos nas tarifas de luz do Rio de Janeiro.

Nesta terça feira a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) consentiu um reajuste na conta de luz de 9,09% e de 13,4 % para os consumidores residenciais e para os industriais da Light, respectivamente, e de 24,46% e de 19,94% para os da Enel Rio. Os novos valores começarão a contar na quinta-feira (15).

Estes aumentos são efeitos colaterais dos altos custos com compra de energia, transmissão de eletricidade – que abrange uma indenização que está sendo paga pelos consumidores – e encargos setoriais – que serão 22% a mais que em 2017 – e, com base no histórico dos anteriores, há uma propensão para mais reajustes acima da inflação do ano passado.

“Tem que haver uma discussão do nível da tarifa. O grande impacto é oriundo de encargos setoriais. Essa questão precisa ser debatida. A tarifa ultrapassa os índices que medem a inflação no período. E aqui é tarifa, porque, quanto adiciona os tributos, o preço final pago aumenta. É um valor bastante significativo. “disse o diretor-geral do órgão, Romeu-Rufo.

Um outro fator que contribui para o constante crescimento nos custos dos consumidores com energia elétrica é o baixo nível das hidroelétricas, que é decorrente da pouca quantidade de chuvas no ano passado. Isso obrigou o acionamento das usinas termoelétricas, que possuem despesas maiores.

Além disso, semana passada, tanto a Light quanto a Enel foram liberadas de qualquer compensação ao consumidor por falta de luz em áreas de operação militar.

Fonte: O Globo

Elaboração: Julia Meliga Pimentel, Marketing, Gene Sustentável


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *