fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Fontes renováveis quadruplicam produção mundial

Fontes renováveis quadruplicam produção mundial

Energia solar desponta como destaque entre as fontes de energia limpa.

Apesar de ainda predominar no ramo elétrico mundial, o modo convencional de gerar eletricidade está perdendo seu favoritismo. As fontes renováveis estão ganhando espaço, quadruplicando a sua produção em 10 anos. Despontando como uma opção mais econômica e ecológica, a energia renovável têm se tornado preferência em grande escala por causa da sua fonte inesgotável que é extraída dos recursos naturais.

Em contraste aos combustíveis fósseis, que sofrem o esgotamento de recursos e encarecem gradativamente a produção, a produção de energia sustentável torna-se mais atraente, impulsionando gradativamente a substituição do consumo de energia comum.

O investimento em fontes renováveis, ou seja, hidrelétrica, biomassa, eólica, com um destaque para a energia solar atingiram na última década mais de 2,5 trilhões de dólares. A informação foi divulgada em um relatório produzido pela Escola de Finanças e Administração de Frankfurt e Bloomberg New Energy Finance (BNEF) com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

 

Benefícios das energias renováveis

Diferente das fontes tradicionais de energia, como o carvão, petróleo ou gás natural, as energias renováveis contribuem para a redução significativa da dependência dos combustíveis fósseis, recursos que sofrem com várias instabilidades.

Outra vantagem está na contribuição na luta contra o aquecimento global, um fenômeno climática que tem provocado retenção de calor acima do anormal. As consequências podem ser catastróficas para ecossistema.

Entre as grandes tendências das energias renováveis está a microgeração, uma modalidade em que os próprios consumidores são responsáveis pela produção elétrica através de elementos da natureza abundantes e acessíveis. Esse é o caso da solar e eólica, que conseguem ser captadas e transformadas em energia desde que utilizadas com a tecnologia adequada.

 

Energia solar predomina setor

 Responsável por 12,9% da energia global em 2018, as energias renováveis representam uma capacidade de 1.650 gigawatts contraponto os 414 GW em 2009. Já a energia solar representa a maior parte dos 2.300 GW da capacidade total, que foi instalada ao longo de uma década.

 

Energia renovável no Brasil

A matriz energética brasileira é um dos destaques, quando falamos em número de fontes de energia renováveis. Apesar do consumo no país, ainda ser feito em maior escala por eletricidade tradicional, a utilização da energia limpa é uma das maiores do mundo. Estudos estimam que até 2030 essas energias substituam os combustíveis fósseis. O vento, a luz do sol, água, matéria orgânica, entre outros representam quase 50% da nossa matriz.

As hidrelétricas constituem mais da metade da geração de energia brasileira. Já a energia fotovoltaica, se destaca cada vez mais com seu uso crescente. A estimativa é de que até 2050 a eletricidade gerada através de painéis solares alcancem entre 78 e 128 GW. Além disso, a expectativa é de que em até cinco anos a energia solar seja mais utilizada e a mais barata no Brasil. Tudo que é preciso é mais com incentivos governamentais.


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *