Pense no meio ambiente.
Saiba como tornar o seu empreendimento legalmente sustentável.

Peça seu orçamento GRÁTIS

Licenciamento de Empreendimentos

 

Legalize seu empreendimento junto aos órgãos ambientais desde o início de sua obra, garanta que toda a análise ambiental necessária foi realizada e esteja apto para operar e lucrar sem futuros transtornos!

A licença ambiental é o ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades, utilizadoras dos recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

As condicionantes são exigências feitas pelos órgãos imponto algumas condições para manutenção da licença obtida, virão no verso da licença, com o objetivo de garantir o controle dos e/ou evitar os impactos ambientais durante toda a vigência da licença.

É CRIME AMBIENTAL construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, empreendimentos sem licença ou autorização ambiental, segundo a lei de crimes ambientais 9.605/98. Sendo punível com detenção e multa, além da paralisação ou fechamento da atividade.

Órgãos licenciadores
  • Ibama: Para empreendimentos com significativo impacto ambiental que ultrapassem os limites territoriais do País ou de um ou mais estados.
  • Órgãos estaduais: Para empreendimentos cujos impactos significativos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Município, ou localizados em unidades de conservação de domínio estadual ou do DF.
  • Órgãos municipais: Para empreendimentos e atividades de impacto ambiental local.
Licenças Ambientais
  • Licença Previa: Concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.
  • Licença instalação: Autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
  • Licença operação: Autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.
  • Licença simplificada ou licença ambiental simplificada (las): Para empreendimentos de pequeno porte e baixo potencial poluidor, concedida antes do inicio das atividades autorizando em uma única fase a localização e concepção, instalação e a operação.
Peça seu orçamento GRÁTIS

Elaboração de Planos

 

Seus resíduos estão sendo descartados, armazenados e destinados corretamente?

Possui um levantamento adequado dos aspectos/impactos ambientais nos diversos setores de sua empresa? Acredita poder gastar menos com água e energia?

A melhor maneira de compreender os processos que sua empresa utiliza e ser capaz de analisar pontos de melhoria é possuindo planos de gerenciamento adequados, no qual estarão expostos as melhores ações, locais para a execução, responsáveis, metas e outros tópicos importantes para desenvolver e elevar a gestão de sua empresa.

Pequenas melhorias podem fazer grandes diferenças em um ambiente corporativo, se tornando o ponto decisiva na hora de um cliente optar por uma empresa, seja para entregar um produto ou prestar um serviço.

A Gene Sustentável está capacitada para desenvolver junto a sua empresa:
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS);
  • Plano de Gerenciamento Ambiental (PGA);
  • Plano de eficientização energética;
  • Plano de eficientização do uso d’água;
Peça seu orçamento GRÁTIS

Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa

 

Para compreender profundamente os impactos ambientais de uma construção, de modo a poder minimizá-los e compensá-los, é necessário fazer a ANÁLISE DO CICLO DE VIDA dessa construção, visando levantar a quantidade de GASES DO EFEITO ESTUFA (GEE), ou seja, a PEGADA DE CARBONO, emitidos e a PEGADA HÍDRICA.

No INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GEE para construções, é feito uma investigação de todas as emissões durante a construção e uma estimativa das emissões do tempo de vida e de uma possível demolição futura.

Os GEE são gases essenciais para a manutenção da vida da terra, pois eles conseguem reter calor em forma de radiação infravermelha, mantendo assim o Planeta Terra aquecido.
Alguns dos principais gases são: CO2 (dióxido de carbono), N2O (óxido nitroso), CH4 (metano) e vapor d’água. O problema é a intensificação da quantidade desses gases por conta das atividades humanas, desde a Revolução Industrial (sec. XIX) essas concentrações vêm aumentando, o que vem intensificando o Efeito Estufa significativamente, e então causando as mudanças climáticas.

A PEGADA DE “CARBONO” se refere a uma equivalência chamada de Potencial de Aquecimento Global (Horizonte de tempo – 100 anos) que é feita em relação ao carbono. O dióxido de carbono, por ser o mais abundante na nossa atmosfera, possui o fator de potencial 1. Os outros gases são expressos em termos de carbono. Exemplos: o potencial de aquecimento global do Metano (CH4) é 21 vezes maior que o do dióxido de carbono (CO2); o óxido nitroso (N2O) por sua vez possui o potencial 310 vezes maior que o dióxido de carbono (CO2).

Diversas atividades humanas emitem GEE, incluindo as construções, cujo ciclo de vida possuí diversas etapas com altas taxas de emissão de GEE.

A PEGADA HÍDRICA é obtida analisando o Ciclo de Vida das construções, o cálculo de toda água utilizada e poluída. Observando o descarte da água poluída, se teve algum tipo de tratamento prévio e como foi feito o descarte. Desse modo é possível adotar medidas de compensação.

Peça seu orçamento GRÁTIS

Educação Ambiental        

 

Conscientize seus colaboradores e líderes quanto aos paradigmas do desenvolvimento sustentável.

Mostre o que é o conceito de sustentabilidade, como cada indivíduo é capaz de impactar o meio ambiente, e como evitar e/ou reduzir estes impactos.

A Gene Sustentável possui uma equipe multidisciplinar capaz de conscientizar e informar seus colaboradores através de palestras em diversos temas:

  • Energias Renováveis
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Eficientização Energética
  • Uso consciente da água
  • Ciclo de vida dos produtos e dos alimentos
  • Impactos ambientais nas diversas fases da indústria
  • Gases do Efeito Estufa
  • Mudanças Climáticas
  • Debate sobre o tema “falsas soluções”
  • Impactos ambientais no dia a dia e como evitá-los
  • Pegada Ambiental, Pegada Hídrica e Pegada de Carbono
Peça seu orçamento GRÁTIS

Copied!