fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Inovações com Energia Solar

Inovações com Energia Solar

Para além das residências, placas fotovoltaicas são utilizadas em calçadas e ciclovias para gerar energia na China

Os benefícios da energia solar têm sido bastante aproveitados nos condomínios, residências e empresas do país, mas seu potencial ainda não está sendo explorado por completo. Tendência global, a adesão a fontes de energia mais sustentáveis atingem a vida dos cidadãos de maneira imediata através da economia nas contas de luz, ou até mesmo a longo prazo com diminuição na emissão de gases danosos ao meio ambiente.

Além de impactar positivamente a vida das pessoas em suas casas, a energia solar também pode ser utilizada em lugares comuns. Um exemplo de placas fotovoltaicas sendo aproveitadas para gerar energia em locais públicos foi desenvolvido na China.

 

China desenvolve pisos capazes de gerar energia

 

Cientistas e pesquisadores chineses da Universidade Jiao Tong de Xangai e da Universidade Politécnica de Hong Kong desenvolveram pisos feitos com placas fotovoltaicas capazes de gerar energia elétrica através da luz do sol.

Uma preocupação com o projeto envolvia a resistência do material. Os protótipos do piso desenvolvidos utilizaram diferentes superfícies antideslizantes sobre o vidro temperado que protege as células solares. Os pesquisadores recomendam sua aplicação em calçadas e ciclovias para atingir uma maior durabilidade da tecnologia.

Os resultados dos testes com os pisos protótipos mostraram quando a tecnologia fotovoltaica já evoluiu. O piso solar apresentou resistência a elevadas temperaturas, de até 288°C, sem perder eficiência quando aquecido. As menores taxas de transmissão de luz foram observadas no modelo de piso antiderrapante, mas não foi menor que 90%.

Cada piso desenvolvido possui dois centímetros de espessura e 50 centímetros quadrados de tamanho com nove células fotovoltaicas com 15% de eficiência cada. Dessa forma, é gerada uma potência estimada de 30 a 40 Watts.

 

Pisos solares já são realidade em Amsterdã

 

Apesar das inovações tecnológicas desenvolvidas na China, pisos solares não são inéditos. Em Amsterdã, capital holandesa, são instalados desde 2015. Com o projeto holandês, foi possível construir e instalar ciclovias solares capazes de gerar energia.

O projeto foi pioneiro e inspirou outras cidades do mundo a investirem na tecnologia fotovoltaica em ambientes comuns como calçadas e ciclovias.

 

Telhas solares

 

Além da utilização em vias públicas para pedestres e ciclistas, a energia solar pode ser inserida em diversos outros formatos para gerar energia. Um exemplo inovador são as telhas solares desenvolvidas pela Tesla, com sua versão mais nova apresentada em 2019. As telhas possuem uma aparência comum, mas podem gerar energia elétrica. Mesmo ainda sem previsão de chegar ao mercado, inovações como as telhas solares demonstram o crescimento da energia solar e a busca por formas energéticas limpas por cidadãos e empresas.


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *