fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Investimentos em Energia Solar poderão melhorar o clima mundial

Investimentos em Energia Solar poderão melhorar o clima mundial

Segundo Adnan Z. Amin, Diretor Geral da Irena, para reduzirmos as emissões de CO2 e evitarmos mudanças climáticas severas, especialmente o aumento da temperatura global, as energias renováveis, encabeçadas pelas solar e eólica, deveriam representar, no mínimo, dois terços da energia mundial até 2050.

No estudo apresentado durante o Diálogo sobre Transição Energética de Berlim, em 14 de abril, Transformação Energética Global: um Roteiro para 2050, a IRENA afirma que seria necessário multiplicar a velocidade de adoção mundial das energias renováveis em até seis vezes,  para manter o aumento da temperatura global em dois graus.

Com potencial de atuação em mais de 90% das reduções de CO2 relacionadas com a energia, o aumento do emprego das energias renováveis e das fontes limpas, seriam os principais impulsionadores das melhorias climáticas, principalmente por meio de investimentos em eletrificação de transportes e sistemas de aquecimento.

Tal contribuição se daria num cenário em que as renováveis responderiam por dois terços do consumo total da energia, saindo de um percentual de 25% em 2017 para 85% em 2050, especialmente com investimentos em energia solar e eólica.

No aspecto social, o estudo indica que um aumento de 30% nos investimentos em energia limpa e eficiência energética, até 2050, poderia criar 19 milhões de empregos, o que superaria em 11,6 milhões as perdas de vagas com a substituição dos combustíveis fósseis, além de melhorar a rede e a flexibilidade energética, e reduzir os ativos ociosos relacionados à energia, estimados em US$ 11 trilhões até 2050.

Adnan Z. Amin afirmou que: “Existe uma oportunidade para aumentar o investimento em tecnologias de baixo carbono e mudar ainda na nossa geração o paradigma de desenvolvimento global – passando de escassez, desigualdade e competição para a prosperidade compartilhada. Essa é uma oportunidade que devemos aproveitar, adotando políticas fortes, mobilizando capital e impulsionando a inovação em todo o sistema energético”.

Entretanto, os investimentos governamentais ainda estão muito aquém do necessário para obter as reduções de emissões de CO2, previstas no Acordo de Paris. Apesar de ter sido observado um aumento médio de 8,3% na capacidade de geração renovável, em todo mundo, nos últimos anos, há a necessidade de um aumento de escala significativo dos investimentos, para alterar a matriz energética e tirar o domínio dos combustíveis fósseis.

Fonte: Brasil Solar Power

Elaboração: Max Pimentel, Sócio-Diretor, Gene Sustentável

Investimentos em Energia Solar poderão melhorar o clima mundial
5 (100%) 1 vote

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Copied!