A invenção é uma alternativa aos painéis fotovoltaicos tradicionais, que são grandes e pesados.
As empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM desenvolveram a Tegola Solare, uma telha cerâmica com células fotovoltaicas integradas. É uma alternativa sustentável que não atrapalha a estética original das telhas, como acontece muitas vezes com os painéis fotovoltaicos tradicionais, que são grandes e pesados.
Cada telha tem quatro células que transformam a luz solar em energia elétrica, e a fiação fica logo embaixo do telhado. A invenção pode gerar cerca de 3 kW de energia em uma área instalada de 40 m², o que já seria capaz de suprir as necessidades energéticas da residência.
As telhas fotovoltaicas são mais caras do que as placas convencionais, mas sua instalação é feita como a de qualquer outro telhado.
Fonte: Gazeta do Povo
2 Comentários
Adorei a telha com placa solar, porém acredito que o custo seja muito alto.
Para os europeus, que enfrentam invernos rigorosos com pouca luz solar, o aproveitamento da luz no verão é fundamental para a captação desse tipo de energia.
Cara Ana Paula, na realidade não se trata de custo, mas sim de investimento, pois o retorno se dá com a economia na conta de luz e, mais ainda, com a valorização do imóvel.
A solução que a GENE Solar apresenta, por exemplo, independe de ser país frio ou quente, inclusive é melhor nos países quentes, com alta irradiação solar, pois ela gera eletricidade que pode ser utilizada por qualquer equipamento elétrico, não só para aquecimento. Além disto, no caso brasileiro, a legislação atual permite que o consumidor gere créditos na conta de energia, com o que gerar e não consumir, podendo utilizar este crédito em até 5 anos. Veja a página GENE Solar.
Adicionar comentário