fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Mora em Condomínio? Tem área disponível? Forme sua cooperativa de energia solar

Mora em Condomínio? Tem área disponível? Forme sua cooperativa de energia solar

No dia 1° de março deste ano a alteração que entrou em vigor nas regras para facilitar o acesso dos consumidores à geração da própria energia completou um ano. Esta mudança beneficiou todos aqueles que tinham interesse em formar uma cooperativa, além de ter feito o número de consumidores de energia solar se elevar consideravelmente.

Existem duas formas de gerar sua energia em cooperativa.  A primeira seria para empreendimentos que possuam diversas unidades consumidoras. Neste caso, podem-se incluir os condomínios residenciais ou comerciais, o sistema solar fotovoltaico será instalado na mesma área do condomínio e os créditos energéticos serão distribuídos entre todos os participantes. O segundo tipo é a geração compartilhada, que envolve consumidores que entram em um acordo prévio de distribuição de energia, podendo investir em um consórcio ou dividir os custos da instalação. Nesta configuração, as unidades que irão usufruir dos créditos não precisam estar na mesma área do sistema, apenas sob a mesma concessionária.

Há diversas vantagens para o uso de cooperativas, seja qual for o tipo que escolher, entre elas temos a diminuição do uso da energia elétrica gerada por hidroelétricas e termoelétricas, que apresentam prejuízos significativos para o meio ambiente, como a redução das áreas florestais. Além disso, o valor do investimento acaba sendo menor para cada um do que a instalação individual, tendo em vista que os custos totais serão diluídos entre diversos participantes.

Em 2016, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) já tinha registrado mais de 8 mil conexões de unidades geradoras e distribuidoras da sua própria energia, um crescimento considerável em relação ao mesmo período de 2015, cuja registro era de aproximadamente 2 mil conexões.

Um exemplo de cooperativa é a Coober (Cooperativa Brasileira de Energia Renovável), que surgiu em 2016, em Paragominas, no Pará. Esta cooperativa conta com 23 participantes que dividem entre si os benefícios de uma miniusina fotovoltaica com capacidade de gerar 75 KWp. O projeto começou a ser posto em andamento no inicio do ano e em dezembro os cooperadores já haviam recebido seus créditos.

A Gene Sustentável oferece todo o apoio para a implementação de uma cooperativa, sendo por consorcio ou geração compartilhada, basta preencher nosso questionário com os dados solicitados, incluindo nas observações as particularidades do seu empreendimento, que enviamos uma estimativa completa e grátis:

clocar aqui

Julia Meliga Pimentel, Gerente de Marketinglogo

 


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *