fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Oportunidades na Energia Solar Fotovoltaica

Oportunidades na Energia Solar Fotovoltaica

Quando pensamos em energias renováveis, pensamos, de imediato, no aspecto ambiental. Mas a boa notícia é que, fechando o ciclo sustentável (que envolve os aspectos ambiental, social e econômico), os investimentos em energias renováveis tem movimentado a economia e gerado emprego, com forte impacto nos aspectos social e econômico da sustentabilidade.

Apesar da crise dos últimos anos, que atingiu fortemente a maioria dos setores da economia nacional, os investimentos em solar fotovoltaica mantiveram ritmo acelerado de em 2017, atingindo crescimento 4.470%, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Segundo a EPE, a energia solar chegou a 1GW (gigawatt) em 2017, ou 0,6% do total nacional. Tal desenvolvimento veio em decorrência não só dos grandes projetos, como também da popularização da energia solar fotovoltaica distribuída, utilizada pelo consumidor final residencial, comercial e industrial, fruto da redução dos custos dos equipamentos, em torno de de 90%, segundo o Atlas de Energia Solar.

Além da natureza privilegiada, que faz com que no Brasil a região com menor irradiação solar produza mais do que na melhor região da Alemanha, as últimas alterações na regulação Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também contribuíram muito para este desenvolvimento e a consequente redução de custos.

Com a nova regulação é possível ser um autoconsumidor remoto, ou seja, produzir a energia solar fotovoltaica em um local e consumir em outro, desde que na área da mesma concessionária. Isto seria a solução para o proprietário de um apartamento gerar energia elétrica fotovoltaica em outro local e abater do consumo do apartamento.

Podemos ainda criar um condomínio solar, contando com o investimento de vários consumidores organizados em cooperativa, recebendo ao final uma cota da energia produzida. As vantagens deste modelo são a possibilidade de atender consumidores que não possuam área ensolaradas e o aumento de escala do sistema, com a consequente redução de custo.

A força e dinâmica desse mercado tem atraído muitos empreendedores e trabalhadores, na contramão da economia em geral, e criado boas oportunidades, especialmente neste momento em que a economia em geral começa a apresentar sinais de recuperação.

Fonte: Ambiente Energia

Elaboração: Max Pimentel, Sócio-Diretor, Gene Sustentável


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *