fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Ourika! uma grande central solar sem tarifas garantidas

Ourika! uma grande central solar sem tarifas garantidas

Com um investimento de 35 milhões de euros e ocupando 100 hectares, a primeira grande central solar, que foi concluída em junho deste ano, já está funcionando em Ourique, na Europa, sem tarifas garantidas ou subsídio estatais.

Conhecida com Ourika!, a central, com 46 MWp e 142 mil placas, poderá abastecer, aproximadamente, 25 mil famílias por ano durante um período de 30 anos, pois tem previsão de produzir cerca de 80 GWh/ano.

O seu objetivo é demonstrar a possibilidade de gerar e distribuir energia solar em grande quantidade para os consumidores, porém com a vantagem de não cobrar uma taxa extra a eles, como acontece com a central de Amareleja, que pode vir a ter um custo excedente de 200 milhões.

Além dissoé a única ligada à rede nacional de transporte (RNT) diretamente. As já existente são conectadas à rede nacional de distribuição.

De acordo com a empresa MorningChapter, a Ourika! pode “fazer a diferença na redução da necessidade de importação de combustíveis, aumentando a independência energética nacional e europeia”.

Fonte: Observador

Elaboração: Julia Meliga Pimentel, Marketing, Gene Sustentável


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *