fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Petrolina terá centro de referência em Energia Solar

Petrolina terá centro de referência em Energia Solar

Com uma planta fotovoltaica com capacidade de gerar 3 mil megawatts (MW), a cidade de Petrolina terá um centro de referência em energia solar. O lançamento foi anunciado na quarta-feira (21) no auditório do Sest/Senat do município e teve a participação do presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Sinval Gama, do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, do senador Fernando Bezerra Coelho, do prefeito Miguel Coelho e do deputado federal João Fernando Coutinho.

O projeto tem três etapas, que juntas terão um custo, aproximado, de R$ 150 milhões de reais e tem o objetivo de ser um espaço para pesquisa e desenvolvimento. A primeira etapa será a construção de sua usina solar que terá dois módulos, a Planta Básica, com os sistemas tradicionais e 2,5 MW e a Tecnológica, que conta com 0,5 MW e onde as pesquisas serão realizadas. A segunda e terceira etapas serão voltadas para tecnologia heliotérmica, uma de calha parabólica e outra de torre central.

De acordo com o ministro, o país tem a capacidade de utilizar a energia solar, que tem um grande potencial no Nordeste, para gerar mais riquezas e uma forma mais limpa de energia no Brasil. Além disso, com esse novo centro, Petrolina pode se tornar uma referência internacional, aumentando a qualificação das universidades brasileiras.

O presidente da Chesf apontou que o projeto não será para distribuição e venda para o mercado, e sim para estudar o desempenho das usinas e acompanhar o desenvolvimento dessa tecnologia que ganha cada vez mais espaço no mercado.

Fontes: Folha PE – Diário de Pernambuco – Ambiente Energia

Elaboração: Julia Meliga Pimentel, Marketing, Gene Sustentável
logo


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *