fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Primeira Canoa Solar da Amazônia Equatoriana

Primeira Canoa Solar da Amazônia Equatoriana

A canoa solar funciona desde abril de 2017 e atende a comunidade Achuar, numa rota que liga cerca de mil pessoas que vivem em grupos isolados as margens dos rios Capahuari e Pastaza, percorrendo 67 Km na Amazônia Equatoriana, constituindo o que pode ser chamado de “primeiro sistema fluvial comunitário solar, nesta parte da Amazônia”, segundo a BBC.

Embora ainda na sua faz inicial, este sistema, pioneiro, aponta um caminho viável para o transporte sustentável na região, aproveitando as rotas naturais, os rios, utilizando energia renovável, não poluidora e de baixo custo, substituindo o transporte aéreo e o fluvial movido a gasolina, únicos disponíveis para aquela comunidade e ambos de alto custo.

A canoa solar é também uma opção para evitar a construção de estradas, evitando o forte impacto ambiental provocado pelo desmatamento e destruição dos frágeis ecossistemas amazônicos, contribuindo para preservar uma das biodiversidades mais ricas do planeta.

Cumprindo seu papel social, a canoa tem como uma das suas funções mais importantes a de levar as crianças para a escola e para os centros de saúde. Desde que começou a funcionar, houve um aumento no número de crianças matriculadas nos cursos. As rotas e os horários são discutidos e estabelecidos pela comunidade.

O projeto integra o conhecimento ancestral e a tecnologia moderna. Construída em fibra de vidro, com 16m de comprimento e 2m de largura, a canoa utiliza o desenho das embarcações dos indígenas Cofanes, do norte do Equador, e é movida por motor elétrico, alimentado por 32 painéis solares, funciona com baixíssimo nível de ruído, sem produção de resíduo ou emissão de gás carbonico.

Denominado de Kara Solar (kara é sonho em achuar), o projeto foi idealizado por Oliver Utne, jovem de pouco mais de 30 anos, e é conduzido em conjunto pela Fundação ALDEA, da Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento Alternativo, e a organização Plan Junto.

Fonte: BBC e Ambiente Energia

Elaboração: Max Pimentel, Sócio-Diretor, Gene Sustentável

Primeira Canoa Solar da Amazônia Equatoriana
5 (100%) 1 vote

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Copied!