fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Quais as vantagens em instalar painéis de energia solar fotovoltaica?

Quais as vantagens em instalar painéis de energia solar fotovoltaica?

O crescimento do setor de energia solar fotovoltaica no País é incontestável. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), principal organização nacional, o número de instalações dobrou em apenas seis meses. Até junho passado, eram 100 mil sistemas instalados contra 50 mil do final de 2018. Embora tenha crescido em tão pouco tempo, esse tipo de energia não chegou ao patamar considerado ideal para um país como o Brasil, uma das 10 maiores economias do mundo. Isto, porque ainda há no imaginário que esta fonte renovável é cara e inacessível à população.

Novas empresas do setor mostram que é justamente o contrário. Assim como qualquer obra de base, se o consumidor trocar sua fonte de energia, o início vai ser um pouco mais caro. Contudo, os preços dos equipamentos são acessíveis e podem ser encontrados com um custo médio. Se o sistema é on grid, conectado diretamente à rede elétrica da distribuidora local, há uma possibilidade de redução quase total da energia e, dependendo do padrão do domicílio, é provável que se utilize toda a energia produzida.

E a manutenção é o fator mais vantajoso. Seguindo o padrão de consumo comum, os clientes conseguem uma redução de 95% na conta de energia elétrica. Não consegue eliminar totalmente a taxa, porque há uma obrigação mensal de pagamento à fornecedora. O investimento pode ser compensado após quatro anos de consumo, aproximadamente, quando se paga o valor pela instalação. Durante este período, não há muita necessidade da manutenção – salvo raras exceções -, por causa da perenidade do sistema. Sua vida útil dura, no mínimo,  25 anos. Ou seja, são décadas de economia em energia elétrica.

Quais os Impactos Ambientais da Energia Solar?

Além do retorno de investimento, a instalação de painéis solares tem como vantagem a sustentabilidade. Hoje, há menos dependência de combustíveis fósseis. E caminhamos para uma era em que preservar nossos recursos se tornou essencial para a nossa sobrevivência, aproveitar políticas econômicas sustentáveis é cada vez mais necessária. A energia solar fotovoltaica faz parte deste grupo de ações de preservação. Ela integra o grupo de fontes renováveis e, aproveita o recurso mais abundante do planeta, que é a luz do sol.

Com um clima predominantemente tropical, o País é rico neste tipo de recurso, que é o sol, durante todo o ano praticamente. A região mais favorável é a região Nordeste, com os climas tropical e tropical semiárido, proporcionados pela incidência solar no local. 

Um dos mitos relacionados à instalação é de que ela impacta ecossistemas locais. Na maioria das vezes, as placas são instaladas com vegetação rasteira e com áreas não eletrificadas. Seu impacto, comparado às usinas hidrelétricas, combustíveis fósseis ou outros tipos de energia não-renováveis, são mínimos. Resumindo-se apenas ao processo de fabricação, que hoje já se adapta a um modelo cada vez mais sustentável. Também o retorno desses recursos é recuperado em pouco tempo, além da duração dos painéis – que dependendo da fabricação podem ser reciclados.

Quais as vantagens em instalar painéis de energia solar fotovoltaica?
5 (100%) 1 vote

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Copied!