fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Sistema Solar Fotovoltaico: Solução contra o aumento da Bandeira Tarifária

Sistema Solar Fotovoltaico: Solução contra o aumento da Bandeira Tarifária

Aproximadamente 20 bilhões a mais já foram pagos pelos brasileiros em conta de luz, entre janeiro de 2015 e agosto de 2017, desde o vigor da bandeira tarifária vermelha. Essa cor significa que serão cobradas maiores taxas adicionais devido ao alto custo de produção de energia no país. Ao todo, 19, dos 32 meses de vigência, estavam “no vermelho”.

201710131941349125

De acordo com a Aneel, em outubro, pela primeira vez, a bandeira vai ficar na cor vermelha patamar 2. Ou seja, será paga uma taxa de R$ 3,50 por 100 KWh de energia consumidos.

O motivo disso são os baixos níveis nos reservatórios.

Em comparação com o ano passado, os reservatórios do Sudoeste e Centro-Oeste estão com 16,01% a menos no nível de armazenamento médio. No dia 5, esse nível era de apenas 23,07%, e no mesmo dia do ano passado era de 39,08%. As duas hidroelétricas, juntas, correspondem à 70% da capacidade de geração do Brasil.

E para suprir a demanda por energia, o governo aciona as termelétricas, que, por queimar combustíveis como óleo e gás natural, são mais caras.

Ou seja, “quanto mais baixo o nível dos reservatórios, mais termelétricas são acionadas e cada vez mais caras.”

Como Fugir Desse Custo Extra

Enquanto os custos das tarifas aumentam, os de instalação de energia solar diminuem.

Um exemplo disso é o payback. Em 2014 ficava em torno de 10 anos, agora fica, mais ou menos, em 5 anos.

Com um Sistema Solar Fotovoltaico, o consumidor se torna mais independente da distribuidora, podendo utilizar apenas a energia gerada, dependendo da demanda em sua residência, comércio ou indústria. E ainda apresenta a vantagem do armazenamento, ou seja, caso o consumo seja menor do que a produção, esse excedente é armazenado e pode ser utilizado posteriormente.

O custo de instalação pode ser percebido como alto para algumas pessoas, porém, principalmente no cenário atual, esse investimento se torna mais proveitoso à longo prazo. Já é possível observar que o kWh produzido com o sistema está saindo mais barato do que a compra da concessionária em 80% do território nacional.

Se interessou? Peça um orçamento grátis aqui!

Fonte: G1

Elaboração: Marketing, Gene Sustentável

logo


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *