fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Telha fotovoltaica está sendo desenvolvida por UNILA e Unioeste

Telha fotovoltaica está sendo desenvolvida por UNILA e Unioeste

Com o objetivo de criar uma telha solar fotovoltaica de baixo custo, pesquisadores da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) estão trabalhando juntos no Centro de Desenvolvimento e Difusão Tecnológico em Energias Renováveis (CDTER). Tendo como foco o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para as indústrias do Oeste do Paraná, o local está sempre em busca de soluções inovadoras para a região.

O grupo busca produzir uma telha que seja adaptável ao clima do local de instalação, além de ser mais leve e simples comparada com as encontradas no mercado atualmente.

O conceito surgiu a partir da necessidade de uma empresa produtora de telhas de concreto, localizada em Cascavel e está sendo desenvolvido desde 2016. Os modelos são testados pela própria empresa, que avalia se o projeto é viável do ponto de vista técnico e industrial.

“Neste momento, ainda não há um produto apto para ser comercializado. A telha encontra-se em fase de desenvolvimento, necessitando ainda de muitas pesquisas e testes para chegar a uma concepção de produto final. Por tratar-se de um trabalho conjunto, caso seja desenvolvido um produto patenteável, deverá haver um rateio dos ganhos entre a UNILA, a Unioeste, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec) e a empresa que irá explorar a telha comercialmente”, explica o professor da UNILA Oswaldo Hideo Ando Junior.

Junto à telha solar fotovoltaica, também há a telha com sistema híbrido, que aproveitará a luz solar para gerar energia e terá um sistema térmico para aquecimento de água.

A Fundetec, onde o CDTER encontra-se, é a ligação entre a universidade e a indústria, oferecendo aos pesquisadores serviços técnicos, ensaios laboratoriais e capacitação técnica, além de repassar as demandas da empresa ao grupo.

Fonte: UNILA e Click Medianeira

Elaboração: Julia Meliga Pimentel, Marketing, Gene Sustentável
logo


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *