fbpx
Ligue-nos:     21 2147-0829   /     21 97532-3236
Um Inovador Formato para Navios Porta Containers

Um Inovador Formato para Navios Porta Containers

Um navio com a proa em formato hemisférico que reduz significativamente o “efeito” do vento, está em construção no estaleiro Japones Kyokuyo Shipyard,  que fica a 7 km do Estreito de Kanmon em Yamaguchi.

O design diferente, que foi patenteado no Japão,  EUA,  Coreia do Sul, China e em mais sete países da Europa, ajuda a melhorar a eficiência diminuindo o consumo de combustível.

O primeiro navio deste tipo entregue em 2010, era um transportador de carros que podia levar até 2.000 veículos de uma só vez. O modelo original  contou com um arco angular tradicional mas a empresa reformulou o projeto devido ao aumento dos custos de combustível e também para cortar a emissão de dióxido de carbono, em consonância com as regras ambientais e boas práticas de sustentabilidade. O arco semiesférico tem menos resistência ao vento e pode com isso imprimir maior força.

Agora as âncoras também não ficam mais expostas e são embutidas no casco. Testes em túnel de vento mostraram que o futurista “SSS Bow – Semi-Spheric-Shaped Bow”, ou Formato Semiesférico de Proa, reduz a resistência do vento em até 50%.

A operação na rota do Atlântico Norte revelou que o novo formato pode reduzir o consumo de combustível em até 800 toneladas por ano e de energia em 11%. O corte na emissão de CO2 chega a 2.500 toneladas . Essa engenharia pode ser aplicada para navios carregadores de carro, porta-containers, navios de carga em geral e também de passageiros (que possam ser mais afetados por ventos fortes). A empresa continua a inspirar seus funcionários a pensar em novos desenhos e formas de casco inovadores a fim de se diferenciar no mercado.

A busca pela inovação e melhoria do desempenho de máquinas e equipamentos deve ser uma motivação constante para a SUSTENTABILIDADE dentro das EMPRESAS.

Fonte: Nikkei Asian


Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *